ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Offshore

No mercado financeiro, consideramos offshore uma companhia aberta por pessoas ou empresas em um país diferente daquele em que residem – normalmente, em paraísos fiscais.

Apesar de não ser ilegal, muitas offshores favorecem a lavagem de dinheiro e sonegação de impostos, visto que nos países em que estão alocadas não é necessário comprovar os recursos e o sigilo bancário é garantido.

Mas, não pense a offshore é usada apenas para sonegação: esse tipo de empresa também é indicada para grandes investidores, pois, além de proteger o patrimônio, ainda oferece oportunidade de pagar menos impostos.

Por isso, é importante dizer que a lei brasileira permite que uma pessoa física seja dona de uma empresa no exterior e não precise recolher impostos em território nacional, desde que ela não distribua lucro a seus sócios e não traga o dinheiro de volta ao Brasil.

Ter uma offshore não é ilegal, porém, a empresa precisa ser aberta com recursos devidamente declarados e os valores devem ser informados na declaração de imposto de renda.

LEIA TAMBÉM | Como investir no exterior: O Guia Definitivo de 2021

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!