ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Letra de Crédito Imobiliário

As Letras de Crédito Imobiliário são papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel e que dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária. É uma forma de captação de recursos para o setor imobiliário.

Tal forma de investimento se caracteriza por possuir um valor mínimo de aplicação. É comum encontrar títulos desse tipo que exigem o valor mínimo de R$ 5.000,00 ou R$ 10.000,00. Outra informação importante é o prazo, que é o vencimento da LCI, período depois do qual o investidor vai receber o dinheiro de volta corrigido pela rentabilidade acordada.

Há também o prazo de carência, período mínimo que o investidor deve deixar o dinheiro aplicado. Neste prazo, o investidor não conseguirá resgatar o dinheiro sem perder rentabilidade. Logo após esse período, o título passa a ter liquidez diária. O prazo de carência para as LCIs é de 90 dias, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).