ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é um economista brasileiro graduado em Harvard. Iniciou sua carreira empreendedora com a compra da corretora de valores Garantia e junto com os sócios Marcel Telles e Beto Sicupira compraram as Lojas Americanas, e em seguida, a Brahma, que anos depois, em 1999, se fundiu com a Antarctica e que deu origem à Ambev.

O próximo passo, ao lado dos sócios Telles e Sicupira, foi a fundação da 3G Capital, em 2004. No mesmo ano, a Ambev e a belga Interbrew anunciaram fusão, formando a InBev. Quatro anos mais tarde, a companhia adquiriu a Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser, criando a maior cervejaria do mundo, a AB Inbev.

Em 2010, a 3G adquiriu a rede de fast food Burger King. Quatro anos depois, anunciou o nascimento da Restaurant Brands International, responsável pela operação das marcas Burger King e Tim Hortons.

Em parceria com a Berkshire Hathaway, pertencente ao investidor Warren Buffett, o 3G adquiriu, em fevereiro de 2013, a fabricante norte-americana de ketchup H. J. Heinz Company por US$ 23,2 bilhões. Em 2015, aconteceu a fusão com a Heinz, criando a KraftHeinz.

Além da 3G, Lemann também investe nos fundos Gera Venture Capital e Innova Capital. Jorge Paulo também têm iniciativas focadas em estimular jovens a despertarem seus potenciais de líderes, como a Fundação Estudar e a Fundação Lemann.