ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é um economista brasileiro graduado em Harvard. Iniciou sua carreira empreendedora com a compra da corretora de valores Garantia e junto com os sócios Marcel Telles e Beto Sicupira compraram as Lojas Americanas, e em seguida, a Brahma, que anos depois, em 1999, se fundiu com a Antarctica e que deu origem à Ambev.

O próximo passo, ao lado dos sócios Telles e Sicupira, foi a fundação da 3G Capital, em 2004. No mesmo ano, a Ambev e a belga Interbrew anunciaram fusão, formando a InBev. Quatro anos mais tarde, a companhia adquiriu a Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser, criando a maior cervejaria do mundo, a AB Inbev.

Em 2010, a 3G adquiriu a rede de fast food Burger King. Quatro anos depois, anunciou o nascimento da Restaurant Brands International, responsável pela operação das marcas Burger King e Tim Hortons.

Em parceria com a Berkshire Hathaway, pertencente ao investidor Warren Buffett, o 3G adquiriu, em fevereiro de 2013, a fabricante norte-americana de ketchup H. J. Heinz Company por US$ 23,2 bilhões. Em 2015, aconteceu a fusão com a Heinz, criando a KraftHeinz.

Além da 3G, Lemann também investe nos fundos Gera Venture Capital e Innova Capital. Jorge Paulo também têm iniciativas focadas em estimular jovens a despertarem seus potenciais de líderes, como a Fundação Estudar e a Fundação Lemann.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!