ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI)

A responsabilidade do cálculo desse índice é do Instituto de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE), sendo seus valores publicados ao final de cada mês.

Esse é o índice mais tradicional e, durante anos, representou a inflação oficial do Brasil. Ele é um dos principais índices utilizados para reajuste de preços de contratos e no estudo da valorização ou desvalorização patrimonial ao longo do tempo.

O IGP-DI é composto pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), com peso de 60%; pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido no Rio de Janeiro e em São Paulo, com participação de 30%; e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso de 10%.

O conceito de Disponibilidade Interna (DI) refere-se à produção nacional e às importações, excluindo-se as exportações. O IPA não é regionalizado. O IPC é calculado nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo; e o INCC compreende informações de 19 capitais (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo, Aracaju, Vitória, Cuiabá e São Luís).

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!