ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Depreciação Acelerada

Depreciação acelerada é qualquer método de depreciação usado para fins de contabilidade ou imposto de renda que permita maiores deduções nos anos anteriores da vida de um ativo. Enquanto o método de depreciação linear distribui o custo uniformemente ao longo da vida de um ativo, um método de depreciação acelerada permite a dedução de despesas maiores nos primeiros anos após a compra e menores despesas à medida que o item depreciado envelhece.

Os métodos de depreciação acelerada são, às vezes, principalmente logísticos. Embora um ativo não precise ser depreciado da mesma maneira em que é usado, um método de depreciação acelerada tende a fazer com que isso ocorra. Isso ocorre porque um recurso é mais usado quando é novo, funcional e eficiente. Como isso tende a ocorrer no início da vida do ativo, a lógica por trás de um método acelerado de depreciação é que ele corresponda de maneira adequada ao uso do ativo subjacente. À medida que um ativo envelhece, ele não é muito usado, já que é retirado aos poucos para novos ativos.

Veja também Amortização Acelerada