ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Crise Financeira Asiática

A crise financeira asiática, também chamada de “Contágio Asiático”, foi uma série de desvalorizações monetárias e outros eventos que se espalharam por muitos mercados asiáticos a partir do verão de 1997. Os mercados cambiais falharam primeiro na Tailândia como resultado da decisão do governo de não atrelar mais a moeda local ao dólar dos EUA (USD). As quedas de moeda se espalharam rapidamente por todo o sul da Ásia, causando, por sua vez, quedas no mercado de ações, redução das receitas de importação e reviravolta do governo.

Como resultado da desvalorização do Baht da Tailândia, uma grande parte das moedas do leste asiático caiu em até 38%. As ações internacionais também caíram até 60%. Felizmente, a crise financeira asiática foi causada pela intervenção financeira do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. No entanto, as quedas do mercado também foram sentidas nos Estados Unidos, Europa e Rússia, à medida que as economias asiáticas caíram.

Como resultado da crise, muitas nações adotaram medidas protecionistas para garantir a estabilidade de suas próprias moedas. Muitas vezes, isso levou a uma forte compra de títulos do Tesouro dos EUA, que são usados ​​como investimentos globais pela maioria das soberanias do mundo. A crise asiática levou a algumas reformas financeiras e governamentais necessárias em países como Tailândia, Coréia do Sul, Japão e Indonésia. Ele também serve como um estudo de caso valioso para economistas que tentam entender os mercados entrelaçados de hoje, especialmente no que se refere ao comércio de moedas e ao gerenciamento de contas nacionais.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!