ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Carl Icahn

Carl Icahn é um dos grandes investidores da bolsa de valores. O empresário é fundador e acionista controlador da holding Icahn Enterprises, L.P. . Carl se formou em filosofia e fez parte do exército dos Estados Unidos. Sua entrada no mercado financeiro aconteceu em 1961, como corretor. Na década de 80 ele ganhou a reputação de “invasor corporativo” após sua aquisição hostil na compra da TWA, a companhia área estadunidense Trans World Airlines. Em 1987, Carl lançou o fundo de investimentos Icahn Enterprises, aproveitando a estrutura da holding American Real Estate Partners. Seguindo uma linha agressiva, semelhante à da aquisição da TWA, Icahn ganhou renome e força no mercado na década de 90.

Pelo seu estilo impositivo, o investidor tem uma trajetória longa de disputas judiciais. Um dos casos mais famosos é sua briga na justiça com o investidor Bill Ackman, fato referente a Hallwood Realty. A breve trajetória do megainvestidor Carl Icahn na política também foi cercada de polêmicas e desentendimentos e ganhou destaque mundial na eleição presidencial de 2016 dos Estados Unidos, época em que Carl fez parte da chapa do presidente eleito Donald Trump. A parceria que durou pouco tempo já que em 2017 ele deixa o cargo por desavenças e conflitos de interesses.