ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

BNDES

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Instituição financeira federal fundada em 20 de junho de 1952 para fomentar o desenvolvimento dos setores básicos da economia brasileira, nos planos público e privado. O BNDES tem como objetivo destinar recursos financeiros para empresas brasileiras, cujos empreendimentos contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país.

Por decreto-lei presidencial de 25 de maio de 1982, a instituição recebeu a responsabilidade de gerir o então recém-criado Fundo de Investimento Social (Finsocial) e teve a palavra “social” acrescentada a seu nome. Antes, era somente BNDE.

O BNDES é o principal agente de fomento do Governo Federal, e, após o Plano Collor, ficou responsável também por gerir todo o processo de privatização.

Ele atua diretamente por meio de duas subsidiárias integrais: a Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME) que financia a comercialização de máquinas e equipamentos, e a BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), que subscreve valores mobiliários no mercado de capitais.