ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Blockchain

Em seu nível mais básico, blockchain traduzido é literalmente apenas uma cadeia de blocos. Quando dizemos as palavras “bloco” e “cadeia” nesse contexto, estamos falando de informações digitais (o “bloco”) armazenadas em um banco de dados público (a “cadeia”).

Os “blocos” no blockchain são compostos de informações digitais. Especificamente, eles têm três partes:

1. Os blocos armazenam informações sobre transações, como a data, hora e valor em dólar de sua compra mais recente.

2. Os blocos armazenam informações sobre quem está participando das transações,  só que m vez de usar nomes reais, a compra é registrada sem nenhuma informação de identificação usando uma “assinatura digital” exclusiva, como um nome de usuário.

3. Os blocos armazenam informações que os distinguem de outros blocos. Assim como temos nomes para nos distinguir um do outro, cada bloco armazena um código único chamado “hash” que nos permite distingui-lo de todos os outros blocos.

Um único bloco no blockchain pode armazenar até 1 MB de dados. Dependendo do tamanho das transações, isso significa que um único bloco pode abrigar alguns milhares de transações sob o mesmo teto.