ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Blockchain

Blockchain traduzido é uma cadeia de blocos. Quando dizemos as palavras “bloco” e “cadeia” estamos falando de informações digitais (o “bloco”) armazenadas em um banco de dados público (a “cadeia”).

Os “blocos” no blockchain são compostos de informações digitais. Especificamente, eles têm três partes:

1. Os blocos armazenam informações sobre transações, como a data, hora e valor em dólar de sua compra mais recente.

2. Os blocos armazenam informações sobre quem está participando das transações,  só que em vez de usar nomes reais, a compra é registrada sem nenhuma informação de identificação usando uma “assinatura digital” exclusiva, como um nome de usuário.

3. Os blocos armazenam informações que os distinguem de outros blocos. Assim como temos nomes para nos distinguir um do outro, cada bloco armazena um código único chamado “hash” que nos permite distingui-lo de todos os outros blocos.

Os responsáveis por montar a blockchain são os chamados mineradores. Estes reúnem as transações que estão sendo incluídas na rede, mas ainda não foram colocadas em um bloco. O trabalho do minerador é, entre outras coisas, calcular o “hash” certo para formar a ligação entre os blocos. Como os cálculos são bastante complexos, há um custo computacional bastante alto.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!