ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Banco Central do Brasil (BACEN)

O Banco Central do Brasil é uma pessoa jurídica de caráter público, ou seja, é uma autarquia responsável diretamente pelas políticas monetárias do país. Ou seja, é a principal autoridade monetária.

Basicamente, as funções do Banco Central do Brasil se concentram na supervisão da política monetária e cambial do país e na fiscalização do sistema financeiro nacional. Além disso, o banco Central também realiza a emissão de papel moeda o recebimento dos recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais a realização de operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras a formulação, execução e acompanhamento da política cambial e de relações financeiras com o exterior e a organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamento Brasileiro e do Sistema Nacional de Habitação e ordenamento do mercado financeiro.