ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB)

O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) é uma instituição financeira internacional proposta pela China para fornecer financiamento para projetos de infraestrutura na Ásia. Começando sua atuação em 2015.

O líder chinês Xi Jinping propôs pela primeira vez um banco asiático de infraestrutura em uma cúpula da APEC em Bali em 2013. Muitos observadores interpretaram o projeto como um desafio para os organismos internacionais de empréstimo que são vistos como refletindo interesses da política externa americana, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento. Que a China possa controlar metade das ações com direito a voto do banco contribui para a percepção de que o AIIB será um braço do poder brando chinês. Os EUA questionaram os padrões de governança do banco e suas salvaguardas sociais e ambientais, talvez pressionando os aliados a não solicitarem a adesão. No entanto, apesar das objeções americanas, cerca de metade da OTAN assinou, assim como quase todos os grandes países asiáticos, com exceção do Japão. O resultado é amplamente visto como um sinal da crescente influência internacional da China à custa dos EUA.