ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Apreciação

A apreciação é um aumento no valor de um ativo ao longo do tempo. O aumento pode ocorrer por uma série de razões, incluindo o aumento da demanda ou o enfraquecimento da oferta, ou como resultado de mudanças na inflação ou nas taxas de juros. Isso é o oposto da depreciação, que é uma diminuição ao longo do tempo.

O termo também é usado na contabilidade quando se refere a um aumento do valor de um ativo mantido nos livros contábeis de uma empresa. O ajuste mais comum sobre o valor de um ativo na contabilidade geralmente é uma queda, conhecida como depreciação, que é tipicamente feita quando o ativo perde valor econômico pelo uso, como uma peça de maquinário sendo usada durante sua vida útil. Embora a valorização de ativos na contabilidade seja menos frequente, ativos tais como “trademarks” podem ter um aumento em seu valor devido a um maior reconhecimento de sua marca.