ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Alibaba Group

Alibaba Group  ou Grupo Alibaba é um grupo de empresas de propriedade privada, com sede em Hangzhou, China, cujos negócios são baseados em e-commerce, pela Internet, e incluem sites de business-to-business, vendas no varejo e pagamentos online, um motor de busca para compras e serviços de computação na nuvem.

Seu fundador, Jack Ma, é o maior investidor individual do Grupo, transformou o site num colosso mundial, maior que as potências americanas HP e eBay. Hoje, com 250 milhões de compradores ativos na China, é responsável por 60% do volume de entregas no país.

A empresa iniciou suas operações em 1999 com o site web Alibaba.com, um serviço business-to-business para conectar os fabricantes chineses com compradores estrangeiros. Seu portal consumer-to-consumer, Taobao, semelhante ao eBay, apresenta cerca de um bilhão de produtos e é um dos 20 sites mais visitados no mundo.

O Alipay, um serviço de depósito de pagamento online, é responsável por cerca da metade de todas as transações de pagamento online na China. A grande maioria desses pagamentos ocorre usando os serviços do Alibaba. Em setembro de 2014, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Em julho de 2018, Alibaba assinou parceria com o grupo francês Bollore. Tal aliança busca abranger serviços de computação em nuvem, energia limpa, logística e outras áreas como novas tecnologias digitais e inovação