ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy course

O agrupamento ocorre quando duas ou mais ações viram uma só. Este processo serve para melhorar a liquidez e os preços das ações quando estas estão cotadas a preços muito baixos no mercado.

Também conhecido como inplit, o termo significa agrupar várias ações em uma. Nesses casos, mesmo estando com mais ações, o valor do patrimônio do acionista não é modificado, já que o preço é alterado na mesma proporção.

Ex.: uma empresa com ações cotadas na bolsa a R$0,25, com lote padrão de 100 ações, aprova em assembléia geral que fará um agrupamento na razão de 10 para 1, quem possuía 1.000 ações, agora terá 100 e o preço do ativo será multiplicado por 10 (passando a valer R$2,50 neste exemplo).

Objetivos do agrupamento de ações

– tentar diminuir a volatilidade dos ativos.
– planejamento estratégico da companhia e suas práticas de governança corporativa. As cotações de suas ações podem estar intimamente ligadas à percepção de valor da empresa por parte dos investidores.