ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Ação Depositária Americana (ADS)

Uma ação depositária americana (ADS) é uma participação acionária denominada em dólares norte-americanos de uma empresa sediada no exterior disponível para compra em uma bolsa de valores americana. As ações depositárias americanas (ADSs) são emitidas por bancos depositários nos EUA sob contrato com a empresa estrangeira emissora. Toda a emissão é chamada de recibo de depósito americano (ADR) e as ações individuais são referidas como ADSs.

Dependendo do nível de conformidade com as regulamentações de valores mobiliários dos EUA que a empresa estrangeira deseja seguir, as empresas podem tanto listar suas ações no mercado de balcão (OTC) com baixa exigência de relatórios, como também em uma bolsa importante como a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) ou o mercado de ações NASDAQ (Nasdaq). As listagens nas últimas bolsas geralmente exigem o mesmo nível de relatórios que as empresas nacionais e também exigem a adesão às regras dos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP).