Existem Boas Opções de Investimento em 2015?

Por |2018-06-08T07:59:48+00:003 de março de 2015|

Este artigo é um oferecimento da Órama Investimentos, que recém publicou o ebook gratuito “Cenários e Investimentos Para 2015“.

O ano de 2015 já está próximo ao fim de seu 1º trimestre. Para investidores, as expectativas continuam bastante variadas. Na verdade, ninguém tem a menor ideia do que vai se passar neste ano que dá sequência a uma série de acontecimentos que deixaram muitos investidores de cabelos em pé. E muito menos quais são as boas opções de investimento

Cenários e Investimentos para 2015

Para ajudar a deixar as perspectivas um pouco mais claras, a Órama Investimentos publicou o excelente guia gratuito “Cenários e Investimentos Para 2015”, faça o download grátis aqui.

Por que tantas dúvidas?

Em 2014 não faltaram motivos para que todos os tipos de investidores perdessem o sono. Desde os investimentos de risco, como a bolsa de valores, até investimentos renda fixa, como títulos prefixados, passaram por grandes variações em seus valores de mercado.

Neste eBook gratuito publicado pela Órama, alguns acontecimentos são analisados em mais detalhes para que possamos entender o que esperar neste ano. Vamos lembrar alguns:

Economia Global em Recuperação

Seria muito otimista dizer que a economia mundial já se recuperou da crise que se arrasta por oito anos. A verdade é que o crescimento das principais economias mundiais continua baixo. Mesmo com a economia americana melhorando, a situação na Zona do Euro, China e Japão é mais difícil.

Ano de Eleições

2015 será marcado como o primeiro ano do novo mandato da presidente Dilma. Isso nos traz alguns alertas, já que para evitar perda de popularidade nas vésperas de eleições, os ajustes econômicos que eram necessários no ano passado (ano de eleições) foram deixados para agora.

Petrobras…

A empresa que era considerada o maior Blue Ship da bolsa de valores brasileira tornou-se o maior mico do ano, enfrentando uma crise sem precedentes em sua história que resultou no rebaixamento de sua nota de risco.

Vale notar que o pior de tudo é que a crise foi causada pelos erros de gestão no passado, por motivos operacionais, e e até pelas condições do mercado internacional. As fraudes e atos ilícitos também causaram prejuízo permanente na imagem da empresa perante aos investidores do mundo todo, especialmente os americanos.

Apesar de muita coisa estar aparecendo agora, ainda levarão anos até que tudo isso tenha um desfecho. Então podemos descartar uma recuperação da empresa no curto e médio prazos.
O caso Petrobras acabou também por manchar a imagem das empresas brasileiras como um todo, que deverão enfrentar maior dificuldade para captar fundos internacionais a partir de agora.

Inflação

Inflação

fonte: Cenários e Investimentos para 2015.

Como se não bastasse tudo isso, ainda tem a inflação.

Inimiga de longa data da economia brasileira, a inflação ainda assombra devido às ações tomadas pelo governo federal no mandato anterior, que tentava incentivar a economia fomentando o consumo e aumentando os gastos do governo ao invés de investir em fontes sustentáveis de crescimento.

Em 2015 caso o governo não queira deixar a inflação descontrolada, deverá adotar uma política monetária restritiva, aumentando juros e principalmente cortando gastos (algo difícil de se ver por aqui).

É o fim?

Com tantos desafios acontecendo em um único ano, fica a dúvida se existe alguma boa alternativa para investir em 2015. Felizmente a resposta é sim!
Sempre existem boas oportunidades no mercado, no entanto, com a economia deste jeito, fica mais difícil encontrá-las.

O investidor que busca investir sozinho, diretamente na bolsa de valores ou no mercado de renda fixa, pode se deparar com muitas adversidades ao tentar encontrar as verdadeiras pérolas escondidas no meio de tanta confusão.

A solução para isso, como é explicado por Alvaro Bandeira no eBook gratuito de Cenários e Investimentos para 2015, é recorrer aos gestores de fundos que têm muito mais experiência em enfrentar mercados turbulentos como os de agora. Não importa exatamente em qual investimento você possui maior interesse, já que existem fundos que investem nas mais variadas classes de ativos e com excelentes rentabilidades, mesmo em tempos difíceis.

Para entender melhor como encontrar estes fundos e outros produtos, como LCIs e LCAs, e o que esperar para os mercados em 2015, faça o download gratuito do eBook aqui.

Alvaro Bandeira e Sandra Blanco explicam no vídeo abaixo porque vale a pena ler o eBook Cenários e Investimentos para 2015.

Veja também