Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

X
   Adicionar aos favoritos       RSS                            Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se   |  Faça seu login   |  Planos
ESPECIAIS

Para onde correr…?


Por Tom Bergstein em sexta-feira, 15 de março de 2013 - 11:32
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

O ano de 2013 não começou bem para os investidores brasileiros. O Ibovespa acumula queda de mais de 6% nesse ano, o que dificulta bons investimentos na área de renda variável, e emoções garantidas para quem alocar seu capital em ações e sofrer com a volatilidade do mercado. Na área da renda fixa as notícias tampouco são das melhores. A Taxa Selic continua no patamar mais baixo da história: 7,25% a.a., e a inflação (que encerrou 2012 próximo à 6%) não dá sinais de arrefecimento, fazendo diminuir o valor da nossa moeda e a remuneração real dos investimentos.

órama artigo

Nesse momento conturbado é muito importante estar atento ao volátil cenário de investimentos e informado sobre as variáveis que afetam o seu patrimônio. Além disso, é fundamental conhecer alternativas de investimento que possam dar boa rentabilidade ao dinheiro que poupamos e acumulamos.

Uma boa leitura para ajudar o investidor é o eBook “Cenários e Investimentos para 2013”, publicados pelo economista Álvaro Bandeira e pela Consultora de Investimento Sandra Blanco, da Órama DTVM. Com download gratuito (acesse o eBook aqui), o eBook traça um panorama da economia mundial e brasileira para 2013 e aborda os desafios e oportunidades para o investidor. Além disso, com a leitura do eBook você aprenderá a traçar uma estratégia de investimentos consiste, levando em conta pontos chaves para escolher bons ativos para sua carteira.

Os autores recomendam, por exemplo, o investimento em fundos como uma boa estratégia de investimento. Isso porque ao investir em fundos “a gestão dos recursos fica na mão de profissionais qualificados, experientes e que conseguem aproveitar as melhores oportunidades do mercado”. Claro que é fundamental escolher bons fundos de investimento e boas instituições administradoras.

Ao investir em fundos, por exemplo, é possível conseguir um bom retorno até com renda variável, através dos Fundos de Investimento em ações (FIA). Segundo os autores, “uma carteira típica de dez anos atrás com ações da Petrobras, Vale, empresas de siderurgia, bancos e energia elétrica não gera mais o mesmo retorno. Os mercados se sofisticaram e, neste novo ambiente, ficam mais evidentes as diferenças entre se investir na Bolsa via fundos de ações ou diretamente.”.  

Não deixe de ler o eBook e bons investimentos!


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 

Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007- 2017 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso .
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.