Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

X
   Adicionar aos favoritos       RSS                            Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se   |  Faça seu login   |  Planos
ESPECIAIS

O Medo de Investir


Por Leonardo Hermoso em sexta-feira, 2 de março de 2012 - 14:05
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

Todos nós sabemos a importância de poupar e investir, mas muitas pessoas têm medo de investir por não entenderem o mecanismo e processo de investimento. E nada pior que andar em terreno desconhecido. Hoje, vou falar sobre a teoria dos mercados eficientes e a influência dela sobre todos os investidores, melhor dizendo: a nossa influência sobre a teoria.

A teoria dos mercados eficientes é a nova teoria ou teoria moderna, enquanto a análise gráfica e fundamentalista são as teorias antigas. Basicamente, a teoria dos mercados eficientes diz que todos os agentes do mercado têm acesso as mesmas informações, ao mesmo tempo, que o preço dos ativos reflete exatamente o nível de conhecimento, preparo, despreparo, medo e ganância de todo o mercado sobre o ativo ou sobre o próprio mercado e que qualquer distorção nos preços é rapidamente corrigida. Seguindo tal lógica, seria infundado pensar em rentabilidades acima da rentabilidade do mercado em si. O mais interessante seria procurar investimentos que nos proporcionem rentabilidades idênticas ao do indicador em questão, no caso de renda variável, o próprio Ibovespa. Mas essa teoria nos abre alguns parênteses. Vamos ao primeiro: se o mercado realmente é eficiente, distorções nunca deveriam ocorrer. Segundo: seria ótimo aproveitar essas distorções. A variável que permite que tal evento ocorra é chamada de assimetria de informações, que é quando dois agentes estabelecem uma transação entre si e uma das partes envolvidas detém mais informações em relação à outra parte. Essa falha do mercado só existe por conta do comportamento humano, que é imprevisível, e este conceito gera outro evento que é conhecido como seleção adversa.
  Tal evento ocorre quando os investidores selecionam de maneira incorreta ativos ou a direção do mercado. É como comprar na hora que deveria vender e vice-versa. Isso sempre é piorado pelo efeito manada, que é quando o investidor não sabe o que fazer e age movido pela vontade do todo e compra somente porque o mercado está subindo, sem entender o que realmente está fazendo ou acontecendo. Por outro lado, essa falha de mercado, a assimetria de informações, faz com que investidores mais informados consigam maximizar o seu retorno sobre o investimento. Logo, esse evento deve ser visto como uma oportunidade a ser aproveitada e não como algo a ser temido. Lembre-se ao ler isto: você acaba de diminuir sua assimetria informacional.    Agora imagine um banco de investimentos formado por diversos profissionais, todos com boas formações acadêmicas e muita informação disponível. Estes profissionais dedicam suas vidas exclusivamente a encontrar as distorções de preços, aproveitando os breves momentos de ineficiência do mercado e tornando-o novamente eficiente. Com certeza, eles conseguirão auferir lucro maior que a média do mercado. Esses são os agentes que trazem eficiência para o mercado.   A pergunta é: o que isso tem a ver com o meu medo de investir? Na verdade, me deu mais medo. Vamos olhar o outro lado da coisa. Imagine um médico fazendo o trabalho de um engenheiro. Estaremos, com certeza, perdendo um bom médico e algumas vidas nas construções feitas por esse pseudo-engenheiro. A mensagem que quero passar é que não devemos ter medo de investir. Em primeiro lugar, devemos ir atrás de informação e depois procurar ajuda profissional para os investimentos. Assim como, quando estamos doentes, vamos a um médico, quando queremos investir devemos procurar uma boa assessoria. Conhecer o mercado através de um bom profissional é muito vantajoso, pois podemos usar a experiência deste profissional para identificar nosso perfil e saber qual o melhor investimento, descobrindo, inclusive, a quantia de dinheiro  que devemos alocar em cada ativo.   Não tenha medo de investir, pois, segundo a teoria que acabamos de ler, até o nosso medo está precificado nos preços dos ativos. Entenda que o medo que os outros investidores têm é que pode causar as ineficiências do mercado. Portanto, procure ajuda profissional e o maior número possível de informações para identificar as oportunidades e lucrar em cima do medo e despreparo dos outros. O Mercado obedece ao mesmo conceito da natureza: nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O dinheiro que entra como lucro em seu bolso, ou o que saiu como prejuízo do bolso de alguém ou como uma aposta contrária a sua. Aqui, informação é transformada em lucro.

Leonardo Hermoso trabalha no mercado financeiro desde 2006 e, desde 2010, é sócio fundador da Tradeal Investimentos. Aficionado por tecnologia, acredita que um grande boom financeiro pode acontecer muito em breve graças às facilidades dos meios digitais. No Bússola do Investidor, traz explicações e soluções mais práticas para o seu bolso e o seu dia a dia.


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 

Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007- 2017 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso .
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.