Entrevista: Aline Rabelo, Coordenadora do Investmania

Por |2018-06-08T07:59:09+00:0018 de setembro de 2013|

Há alguns meses havíamos apresentado o Investmania uma nova ferramenta muito interessante para os investidores.

Agora temos a honra de conversar com Aline Rabelo, coordenadora do Investmania e uma das responsáveis por todo o sucesso que a comunidade tem feito.

1.  O que é o Investmania e como surgiu esta ideia?

ALINE RABELO - COORDENADORA DO INVESTMANIAO Investmania é uma rede social para investidores e interessados em investimentos.

Nós, idealizadores do Investmania, temos longa experiência no mercado financeiro e sabemos que a pessoa física, de maneira geral, é muito mal atendida quando se fala em finanças.

Sentíamos a necessidade de construir um lugar onde as pessoas pudessem conversar sobre seus investimentos, tirar dúvidas simples e mais sofisticadas com especialistas de mercado e tudo numa linguagem acessível.

Foi então que criamos o Investmania, um site apropriado para a troca de informações financeiras e auxílio da pessoa física quando precisar decidir onde e como investir.

2. Em pouco tempo o Investmania tornou-se uma ferramenta fundamental para milhares de investidores, qual o motivo de tanto sucesso?

Acredito que a fácil navegação e a troca de informações qualificadas são os fatores principais para este sucesso.

No Investmania, você pode conversar com outros investidores, analistas de mercado, especialistas sobre investimento e também com as companhias abertas.

Tudo isso de uma maneira simples e descomplicada. Sem contar que temos o único simulador em tempo real do Brasil, que permite aos mais inexperientes a simulação de investimentos, sem comprometer seu dinheiro.

3. Muitos investidores têm medo de investir na bolsa por achar muito arriscado e acabam perdendo boas oportunidades. O que fazer para contornar este problema?

O medo é um fator psicológico que pode nos afastar de boas oportunidades. Para contornar este problema é necessário investir tempo em educação financeira e buscar informações adequadas para aprender a investir em ações.

Se aprender os conceitos básicos e contar com ajuda dos analistas para decidir quais ações comprar e quando comprar, o sucesso do investimento é garantido.

É por isso que no Investmania, dispomos de analistas financeiros que, passam o dia todo respondendo perguntas sobre ações, quais empresas devem-se investir e etc. Sem contar que temos o Investimento Virtual, um simulador que permite a pessoa comprar e vender ações, e também investir em renda fixa, para ir, aos poucos, aprendendo a investir.

4. O Investmania proporciona um contato muito próximo com as empresas, pois permite contato direto com a área de Relações com Investidores. Como isso afeta na decisão de investimento das pessoas?

Poder falar com as companhias abertas faz toda diferença na hora de investir.

Nada melhor do que a própria empresa para explicar o modelo de negócios da companhia, como estão os números, os resultados, como serão distribuídos ou reinvestidos os lucros da companhia e as perspectivas para os trimestres seguintes.

Ter este contato direto com a empresa também ajuda o investidor a entender o real sentido de comprar ações da empresa: tornar-se sócio da companhia. Isto dá a ideia do investimento de longo prazo e da importância de acompanhar as informações da empresa, de maneira geral.

5. Alguns investidores têm medo de compartilhar informações com outros, achando que isso pode prejudicar sua performance. Isso realmente pode acontecer?

Acreditamos na teoria de mercados eficientes.

Isto significa dizer que o que acontece com as ações, já está precificado, inclusive informações privilegiadas e notícias ocultas. Isto mostra que se você deixar de contar sobre seus investimentos não influenciará em nada no comportamento dos mercados.

No Investmania, as pessoas contam sobre seus investimentos, a que preços compraram e venderam as ações, quando realizam lucros e prejuízos e o mais interessante: por causa de dicas de outras pessoas, muitos começaram a investir corretamente e entender os movimentos do mercado.

Um ambiente colaborativo, onde todos compartilham suas experiências só tende a ajudar o mercado a ser mais transparente e a espalhar as informações equitativamente.

investmania

6. Quais são os planos para o futuro, e o que os investidores podem esperar de novidades no Investmania?

Neste mês de setembro, (18/09 e 25/09) temos vídeos-chat especiais com os gestores da Kroton Educacional e Banco Pine, que participarão da rede social para explicar aos investidores, qual o benefício das áreas de RI das companhias abertas.

Além disso, no início de Outubro, teremos um vídeo chat especial explicando aos investidores sobre como as alterações do Ibovespa podem impactar seus investimentos e seu dinheiro.

Estamos finalizando alguns projetos de novas ferramentas, que devem ser lançadas até o final do ano. Tudo para ajudar as pessoas a investir melhor o seu dinheiro!

Agradeço a oportunidade de participar e deixo o convite para que realizem o cadastro no Investmania. É totalmente Gratuito!

Até a próxima!

Sobre Aline Rabelo

ALINE RABELO - COORDENADORA INVESTMANIA 1Aline Rabelo é formada em Administração de Empresas e possui mais de 8 anos de experiência profissional no mercado financeiro, trabalhando em grandes corretoras e ministrando palestras em eventos do setor, como o Circuito Expo Money.  Atualmente, dedica-se exclusivamente à coordenação do Investmania.

Com vasta experiência em finanças pessoais, Aline também foi autora de um Blog sobre o tema por 03 anos consecutivos.

Veja também