É Um Bom Momento Para Comprar Dólar?

Por |2018-06-08T08:00:47+00:001 de outubro de 2016|

Após um período de crise política e econômica, o Real brasileiro perdeu seu valor frente à outras moedas do mundo. No entanto, se analisarmos o cenário atual, muitas coisas indicam que isso está mudando; pode ser um boa oportunidade para comprar dólar.

Neste artigo vou explicar porque penso isso:

comprar dolar

É hora de comprar dólar barato

O dólar voltou a ficar barato e existem dois motivos principais que podem sustentar essa teoria. Um é o patamar do dólar atual frente a seu valor histórico. Outro é o aumento de oferta da moeda americana e aumento de demanda pelo Real, fazendo a moeda brasileira valorizar-se.

Vamos olhar cada uma delas com mais atenção:

1# Valor Histórico Real

Não adianta muito analisarmos um gráfico com o histórico de cotações de Dólar vs Real. Este tipo de gráfico não inclui em suas informações uma peça fundamental da história: a inflação.

A inflação nada mais é do que a perda de valor de uma moeda. Então se o Brasil teve 10% de inflação no ano, o Real perdeu 10% de seu valor.

Se os EUA tivessem 10% de inflação ao ano, o dólar também perderia 10% de valor e no final do ano as duas moedas continuariam valendo a mesma coisa.

Só que na prática não é isso que acontece…

Consequentemente, o Real perde valor com muito mais rapidez do que o dólar. Isso faz com que, após um ano, mais Reais sejam necessários para comprar um único dólar.

A inflação do Brasil é muito mais alta que a dos EUA, então o correto é descontarmos a inflação nos valores históricos do gráfico de câmbio:

comprar dolar

Fonte: Banco Central do Brasil

É claro que na prática também existem muitos outros fatores que afetam a cotação do dólar além da inflação. Por isso a moeda varia tanto.

O outro principal fator que afeta a cotação do dólar frente ao Real é a oferta e demanda pela moeda Brasileira:

2# Volume de capital entrando no país

A grande maioria do dinheiro disponível no mundo está nos EUA, na Europa e na China, ponto.

São os investimentos feitos por estes países que realmente movimentam a economia mundial. Isso afeta diretamente a economia dos países que recebem este dinheiro e dos países que este dinheiro é retirado.

Recentemente, o Brasil sofreu vários rebaixamentos pelas agências de rating de crédito. As consequências disso foi que muitos investidores institucionais (como bancos e fundos de pensão) que antes podiam investir aqui, de repente passaram a não poder mais; o Brasil se tornou um investimento “arriscado”.

Com isso, a demanda por dólares aumentou significativamente, com muitos investidores precisando tirar dinheiro do país.

Isso fez o Real ficar desvalorizado e o dólar caro.

comprar dolar investimento

Fonte: Banco Central do Brasil

Agora, a coisa está começando a dar sinais de mudanças.

O volume de capital estrangeiro entrando no país está mudando (mais dinheiro entrando do que saindo), sinalizando que os investidores internacionais já estão mais otimistas com o Brasil e estão querendo investir aqui. E para isso precisam comprar Reais e vender seus dólares.

Portanto, do ponto de vista de quem mora no Brasil, o dólar ficou barato.

Em algum momento vai voltar a ficar caro

Do mesmo modo que o dólar estava “caro” há alguns meses atrás e agora está “barato”, é só uma questão de tempo até esse cenário reverter e o dólar voltar a ficar caro.

Eventualmente o Brasil passará por outra crise e os investidores estrangeiros mais uma vez vão começar a tirar seu dinheiro do Brasil, vendendo Reais e comprando dólares.

As crises fazem parte do sistema que vivemos, sempre aconteceram e vão continuar acontecendo. É só uma questão de tempo até a próxima.

Quando, então, valerá a pena vender os dólares que você comprou agora?

Até onde devo ir?

Comprar dólar é um investimento mais arrojado. Não se sabe quando a economia vai virar e quanto tempo vai levar para você ter uma rentabilidade satisfatória.

Este momento pode apresentar uma oportunidade, mas ao mesmo tempo pode ser que não. Pode ser que tudo mude e o dólar desvalorize ainda mais.

Como tudo é incerto e tudo o que temos são palpites (que esperamos que sejam bons), você nunca deve apostar todo seu dinheiro em algo assim.

Coloque uma pequena parte do seu capital, para diversificar seus investimentos, e deixe ela lá até que chegue o momento certo de vender.

Procure fundos de investimento que investem na moeda e replicam a sua rentabilidade. Assim é muito mais fácil de entrar e sair no momento que julgar melhor.

Qual o momento certo de vender dólares?

O momento certo é quando chegar a próxima crise e tudo parecer que é o final do mundo.

Quando você ler no jornal que o país está quase quebrando, que haverá um golpe ou outra notícias bombástica, (exagerada pela mídia) é o momento de vender.

Veja também