Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

X
   Adicionar aos favoritos       RSS                            Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se   |  Faça seu login   |  Planos
ARTIGOS

Mercado a Termo


Por Alvaro Esteves em terça-feira, 9 de junho de 2009 - 00:00
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

Você já sabe que o contrato a termo foi a primeira modalidade de derivativo conhecida pela sociedade. Aqueles contratos, ainda primitivos, já apresentavam o conceito básico das negociações a futuro - contrate agora e acerte o pagamento depois.

Atualmente, os contratos a termo são negociados sobre mercadorias, ações, moedas, títulos públicos, dentre outros.
Definição Promessa de compra/ venda em que as partes contratantes especificam o bem objeto do contrato e o seu volume, estipulam o preço, bem como estabelecem a data de sua entrega, que coincide com o pagamento. Características do Mercado a Termo   Negociação: os contratos a termo podem ser encontrados em bolsa, mas são mais comumente negociados no mercado de balcão (contratos bilaterais negociados fora das bolsas).   Ausência de mobilidade de posições: em geral, os contratos a termo são liquidados integralmente no vencimento, não havendo possibilidade de sair da posição antes disso. Essa característica impede o repasse do compromisso a outro participante. Em alguns contratos a termo negociados em bolsa, a liquidação da operação a termo pode ser antecipada pela vontade do comprador. Partes envolvidas   Comprador a Termo: Adquire o direito de receber o ativo em uma data futura estabelecida pelo contrato, com a obrigação de pagar o preço acordado.   Vendedor a Termo: Adquire o direito de receber na data futura o preço fixado e assume a obrigação de entregar o ativo.   Financiador a Termo: Investidor que não deseja possuir o ativo objeto e sim retorno sobre o investimento em forma de taxa de juros.   Mercado a Termo - Bovespa   Na Bovespa o contrato a termo é feito por duas pontas, o Financiador a termo, que compra as ações no mercado à vista e os vende a termo para o comprador, acrescidos de uma Taxa de Juros, que deverá ser paga no futuro.  Já o comprador a termo, possibilita a participação no mercado, sem a posse do capital normalmente necessário.    O prazo do contrato é preestabelecido. Os prazos permitidos para negociação a termo são de no mínimo 16 dias e no máximo 999 dias corridos. Título-objeto é a ação negociada a termo. Todas as ações negociáveis na BOVESPA podem ser objeto de um contrato a termo.   O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado a vista, de uma parcela correspondente ao juros, que é fixado livremente em mercado, em função do prazo do contrato.   src=//www.bussoladoinvestidor.com.br/images/mkt_termo1.gif

 

Álvaro Pereira Esteves é estudante de Administração de Empresas da FEA-USP e estagiário de Private Equity. Para entrar em contato acesse seu perfil ou mande um email para alvaroesteves@bussoladoinvestidor.com.br.


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 

Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007- 2017 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso .
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.