ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Retorno Anormal

Um retorno anormal é um termo usado para descrever os retornos gerados por um determinado título ou carteira durante um período de tempo diferente da taxa esperada de retorno. A taxa esperada de retorno é o retorno estimado com base em um modelo de precificação de ativos, usando uma média histórica de longo prazo ou uma avaliação múltipla.

Os retornos anormais são importantes para determinar o desempenho ajustado ao risco de um título ou carteira de títulos quando comparado ao mercado global ou a um índice de referência. Os retornos anormais poderiam ajudar a determinar a habilidade de um gerente de portfólio em uma base ajustada ao risco e se os investidores eram adequadamente compensados pelo montante de risco assumido.

Um retorno anormal pode ser bom ou ruim, pois é apenas um resumo de como os retornos reais diferem do retorno previsto. Por exemplo, ganhar 30% em um fundo mútuo que é esperado em média 10% ao ano criaria um retorno anormal positivo de 20%. Se, por outro lado, o retorno real fosse de 5%, isso geraria um retorno anormal negativo de 5%.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!