ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Política Monetária

Conjunto de decisões por meio das quais os governos e suas instituições (sobretudo os bancos centrais) controlam o suprimento e o valor da moeda na economia e, por consequência, interferem nos níveis de inflação e desemprego.

A política monetária pode recorrer a diversas técnicas de intervenção, controlando a taxa de juros por meio da fixação das taxas de redesconto cobradas dos títulos apresentados pelos bancos, regulando as operações de open market ou impondo aos bancos o sistema de reservas obrigatórias (depósitos compulsórios) para garantir a liquidez do sistema bancário.

Em relação ao crédito, podem ser adotadas medidas restritivas ou práticas seletivas. As primeiras geralmente ocorrem em períodos de elevada inflação ou crise no balanço de pagamentos e consistem na fixação dos limites de crédito bancário e na redução dos prazos de pagamento dos empréstimos. As práticas seletivas, por sua vez, visam sobretudo direcionar o crédito para as atividades mais rentáveis e produtivas da economia.

Em suma, política monetária é o estabelecimento da oferta de moeda pelos formuladores de políticas do banco central. O Banco Central intervém o mercado financeiro por meio dos seguintes instrumentos de política monetária:

# Redescontos bancários
# Recolhimentos compulsórios
# Open Market (Mercado aberto)

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!