ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Letra de Câmbio

letra de câmbio é uma espécie de título de crédito, representante de uma obrigação pecuniária.

A emissão da letra de câmbio é denominada saque. Através do saque, o sacador, que é quem emite o título, expede uma ordem de pagamento ao sacado, que é a pessoa que deverá paga-la, que fica obrigado, havendo aceite, a pagar ao tomador, que é um credor específico, o valor determinado no título.

Apesar de atribuir ao sacado a obrigação de pagar o tomador, o sacador permanece subsidiariamente responsável pelo pagamento da letra. Não sendo pago o título no seu vencimento, poderá ser efetuado o protesto e a cobrança judicial do crédito, que se dá por meio da ação cambial. Porém, para que o credor possa agir em juízo, é necessário que esteja representado por um advogado.

Quanto à possibilidade de transferência, a letra de câmbio é um título de crédito nominativo, ou seja, em favor de um credor específico, suscetível de circulação mediante endosso. Dessa forma, o endossante, o tomador original, transfere a letra para um endossatário, que será o novo tomador.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!