ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Keiretsu

Keiretsu é um termo japonês que descreve a estrutura atual de grandes empresas no Japão, que muitas vezes resulta em um grupo de empresas que assumem participações de capital e, às vezes, colaboram e compartilham projetos.

Famílias poderosas já dirigiram muitas das principais indústrias do Japão. Quando os EUA ocuparam o Japão e reescreveram a constituição japonesa após a Segunda Guerra Mundial, o governo dos EUA detonou estruturas que colocaram algumas famílias no controle, considerando-as monopolistas e antidemocráticas. O Keiretsus foi formado logo em seguida, o que envolveu um conglomerado solto de firmas japonesas que colaboram e às vezes compartilham o mesmo nome.

No Japão, o Keiretsus ainda representa grandes partes da economia. Por exemplo, cada uma das seis empresas automobilísticas japonesas pertence a um dos seis grandes keiretsus, assim como a cada uma das maiores empresas de eletrônicos do Japão.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!