ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Indicador Aroon

O indicador Aroon é um indicador técnico usado para identificar quando é provável que as tendências mudem de direção. Em essência, o indicador mede o tempo que leva para o preço atingir os pontos mais altos e mais baixos em um determinado período de tempo como uma porcentagem do tempo total. O indicador consiste na linha “Aroon up”, que mede a força da tendência de alta, e a linha “Aroon down”, que mede a força da tendência de baixa.

O indicador Aroon foi desenvolvido por Tushar Chande em 1995 como uma forma de avaliar a força de uma tendência, observando o tempo que leva para que o preço atinja seus pontos altos e baixos durante um determinado período de tempo.
As duas linhas componentes são calculadas da seguinte maneira:

Aroon-Subida (ou Aroon-Up) = ((N – Nº de dias desde a máxima de N dias)/N) x 100
Aroon-Descida (ou Aroon-Down)= ((N – Nº de dias desde a mínima de N dias)/N) x 100

O N é o número de períodos utilizados para o indicador. Por padrão, muitos operadores usam o indicador Aroon em 25 períodos.

As linhas Aroon Up e Aroon Down flutuam entre zero e 100, com valores próximos de 100, indicando uma forte tendência e valores próximos de zero, indicando uma tendência fraca. Quanto menor o Aroon Up, mais fraca a tendência de alta e mais forte a tendência de baixa, e vice-versa. A principal suposição subjacente a esse indicador é que o preço de uma ação fechará em níveis recordes em uma tendência de alta e registrará baixas em uma tendência de baixa.

Saiba mais sobre Indicador Aroon

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!