ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Carl Icahn

Carl Icahn é um dos grandes investidores da bolsa de valores. O empresário é fundador e acionista controlador da holding Icahn Enterprises, L.P. . Carl se formou em filosofia e fez parte do exército dos Estados Unidos. Sua entrada no mercado financeiro aconteceu em 1961, como corretor. Na década de 80 ele ganhou a reputação de “invasor corporativo” após sua aquisição hostil na compra da TWA, a companhia área estadunidense Trans World Airlines. Em 1987, Carl lançou o fundo de investimentos Icahn Enterprises, aproveitando a estrutura da holding American Real Estate Partners. Seguindo uma linha agressiva, semelhante à da aquisição da TWA, Icahn ganhou renome e força no mercado na década de 90.

Pelo seu estilo impositivo, o investidor tem uma trajetória longa de disputas judiciais. Um dos casos mais famosos é sua briga na justiça com o investidor Bill Ackman, fato referente a Hallwood Realty. A breve trajetória do megainvestidor Carl Icahn na política também foi cercada de polêmicas e desentendimentos e ganhou destaque mundial na eleição presidencial de 2016 dos Estados Unidos, época em que Carl fez parte da chapa do presidente eleito Donald Trump. A parceria que durou pouco tempo já que em 2017 ele deixa o cargo por desavenças e conflitos de interesses.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!