ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília e com filiais em todo o território nacional, vinculada ao Ministério da Economia.

Integra o Sistema Financeiro Nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões ao Ministro da Economia e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

É a responsável por operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial – PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família e atua, ainda, no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios. É responsável pela intermediação de verbas do Governo federal destinadas ao setor público.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!