ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

BNDES

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Instituição financeira federal fundada em 20 de junho de 1952 para fomentar o desenvolvimento dos setores básicos da economia brasileira, nos planos público e privado. O BNDES tem como objetivo destinar recursos financeiros para empresas brasileiras, cujos empreendimentos contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país.

Por decreto-lei presidencial de 25 de maio de 1982, a instituição recebeu a responsabilidade de gerir o então recém-criado Fundo de Investimento Social (Finsocial) e teve a palavra “social” acrescentada a seu nome. Antes, era somente BNDE.

O BNDES é o principal agente de fomento do Governo Federal, e, após o Plano Collor, ficou responsável também por gerir todo o processo de privatização.

Ele atua diretamente por meio de duas subsidiárias integrais: a Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME) que financia a comercialização de máquinas e equipamentos, e a BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), que subscreve valores mobiliários no mercado de capitais.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!