ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Banco Central do Brasil (BACEN)

O Banco Central do Brasil é uma pessoa jurídica de caráter público, ou seja, é uma autarquia responsável diretamente pelas políticas monetárias do país. Ou seja, é a principal autoridade monetária.

Basicamente, as funções do Banco Central do Brasil se concentram na supervisão da política monetária e cambial do país e na fiscalização do sistema financeiro nacional. Além disso, o Banco Central também realiza a emissão de papel moeda o recebimento dos recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais a realização de operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras a formulação, execução e acompanhamento da política cambial e de relações financeiras com o exterior e a organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamento Brasileiro e do Sistema Nacional de Habitação e ordenamento do mercado financeiro.

Cabe destacar que ao Banco Cenral não cabe fazer empréstimos ao governo.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!