ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB)

O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) é uma instituição financeira internacional proposta pela China para fornecer financiamento para projetos de infraestrutura na Ásia. Começando sua atuação em 2015.

O líder chinês Xi Jinping propôs pela primeira vez um banco asiático de infraestrutura em uma cúpula da APEC em Bali em 2013. Muitos observadores interpretaram o projeto como um desafio para os organismos internacionais de empréstimo que são vistos como refletindo interesses da política externa americana, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento. Que a China possa controlar metade das ações com direito a voto do banco contribui para a percepção de que o AIIB será um braço do poder brando chinês. Os EUA questionaram os padrões de governança do banco e suas salvaguardas sociais e ambientais, talvez pressionando os aliados a não solicitarem a adesão. No entanto, apesar das objeções americanas, cerca de metade da OTAN assinou, assim como quase todos os grandes países asiáticos, com exceção do Japão. O resultado é amplamente visto como um sinal da crescente influência internacional da China à custa dos EUA.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!