ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Apreciação

A apreciação é um aumento no valor de um ativo ao longo do tempo. O aumento pode ocorrer por uma série de razões, incluindo o aumento da demanda ou o enfraquecimento da oferta, ou como resultado de mudanças na inflação ou nas taxas de juros. Isso é o oposto da depreciação, que é uma diminuição ao longo do tempo.

O termo também é usado na contabilidade quando se refere a um aumento do valor de um ativo mantido nos livros contábeis de uma empresa. O ajuste mais comum sobre o valor de um ativo na contabilidade geralmente é uma queda, conhecida como depreciação, que é tipicamente feita quando o ativo perde valor econômico pelo uso, como uma peça de maquinário sendo usada durante sua vida útil. Embora a valorização de ativos na contabilidade seja menos frequente, ativos tais como “trademarks” podem ter um aumento em seu valor devido a um maior reconhecimento de sua marca.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!