ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Agrupamento

O agrupamento ocorre quando duas ou mais ações viram uma só. Este processo serve para melhorar a liquidez e os preços das ações quando estas estão cotadas a preços muito baixos no mercado.

Também conhecido como inplit, o termo significa agrupar várias ações em uma. Nesses casos, mesmo estando com mais ações, o valor do patrimônio do acionista não é modificado, já que o preço é alterado na mesma proporção.

Ex.: uma empresa com ações cotadas na bolsa a R$0,25, com lote padrão de 100 ações, aprova em assembléia geral que fará um agrupamento na razão de 10 para 1, quem possuía 1.000 ações, agora terá 100 e o preço do ativo será multiplicado por 10 (passando a valer R$2,50 neste exemplo).

Objetivos do agrupamento de ações

– tentar diminuir a volatilidade dos ativos.
– planejamento estratégico da companhia e suas práticas de governança corporativa. As cotações de suas ações podem estar intimamente ligadas à percepção de valor da empresa por parte dos investidores.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!