6 hábitos poderosos de todo grande investidor

Por |2018-09-10T14:34:16+00:0028 de maio de 2018|

Warren Buffett, Benjamin Graham e Peter Lynch. Esses três nomes representam grandes investidores que marcaram história. Pode não ser um Warren Buffett, mas aposto que na sua roda de amigos ou na sua família, você conhece algum grande investidor. Muitas pessoas admiram essas pessoas e gostam de copiar as suas estratégias na hora de investir. Neste post, nós do Yubb não falaremos sobre estratégias. Falaremos de HÁBITOS PODEROSOS!

Por mais que a estratégia seja importante, o que é essencial é ter uma rotina regrada e criar alguns hábitos poderosos de vida. Depois de conseguir inserir esses hábitos na sua vida financeira, vai ficar muito mais fácil ser um grande investidor de sucesso. Veja os seis:

 

Imagem com peças formando a palavra "Hábitos"

 

1 – Economizar SEMPRE

Falar que um grande investidor precisa economizar dinheiro é praticamente óbvio. Para investir, é necessário ter uma “sobra” de dinheiro, ou seja, você precisa ter economizado. Mas o hábito que todos os grandes investidores têm e que você também deve ter é o de economizar SEMPRE!

Não basta cortar alguns gastos para sobrar um pouco no final do mês; para ser um investidor de sucesso, você precisa mudar o seu pensamento sempre. Por mais que pareça difícil, é necessário deixar o consumismo de lado e se concentrar só no que é essencial para a sua vida. Depois de tomar diversas decisões, isso se torna um hábito e é muito mais fácil ser uma pessoa mais básica na hora de fazer compras.

Ao mudar o pensamento, você vai perceber que sobra muito mais dinheiro no fim do mês e, como consequência, é mais dinheiro para você investir e ganhar mais.

2 – Saber quem é e onde quer chegar

Todo grande investidor sabe responder a essas duas perguntas: “Quem eu sou?” e “Onde eu quero chegar?”. É praticamente impossível ser um bom investidor se você não sabe qual é o seu perfil de risco e qual é o seu objetivo financeiro.

Para saber o seu perfil-investidor, é necessário entender qual é a sua relação com os riscos dos investimentos. Você pode ser conservador (gosta de mais segurança), arrojado (gosta de mais risco) ou moderado (o meio-termo). A partir daí, você vai entender quem é você no mundo dos investimentos e as suas aplicações terão resultados bem melhores.

O mesmo acontece com o seu objetivo financeiro. Por qual motivo você está investindo aquele dinheiro? Para viajar? Para se aposentar? Para pagar a faculdade do seu filho? As opções são muitas e, mesmo que esse objetivo vá mudando, um grande investidor sempre tem o hábito de saber para onde está indo.

3 – Diversificar o portfólio

“Não coloque todos os ovos na mesma cesta” é o lema de vida de todo grande investidor. Isso significa que, na hora de investir, a melhor opção é diversificar o seu portfólio. Ao invés de colocar todo o seu dinheiro na mesma aplicação, um bom investidor possui uma carteira diversificada com diferentes títulos.

Mesmo se você for um investidor muito conservador, é importante ter uma pequena parcela de renda variável em seu portfólio de investimentos. Se você é mais agressivo, também é bacana ter um pouco de renda fixa para garantir a segurança. Equilíbrio é a palavra-chave!

Mesmo se você for investir pouco dinheiro, é legal dividir em diferentes investimentos. Ao entrar no Yubb para procurar as melhores opções, você pode filtrar os resultados por diversas características (garantia, liquidez, tipo de investimento e etc). Depois de analisar o que há disponível no mercado, é só decidir qual é a porcentagem do seu dinheiro que vai para cada investimento e sempre manter um portfólio diversificado.

4 – Correr riscos

Agora a situação começa a complicar um pouco! Todo grande investidor aceita correr riscos. “Mas eu sou um investidor conservador, gosto de segurança, como vou fazer isso?”. Como todos os outros tópicos neste post, é tudo uma questão de hábito e de saber como trabalhar o risco a seu favor.

Como já dissemos ali em cima, mesmo um investidor conservador precisa ter aplicações em renda variável para diversificar a sua carteira. Não tenha medo de correr riscos! No começo, perder dinheiro pode parecer uma coisa absurda, mas, com o tempo e a experiência, você aprende que isso é a volatilidade do mercado. Ao usá-la a seu favor, você pode encontrar rentabilidades MUITO maiores do que encontraria nos investimentos 100% seguros.

A dica aqui é começar aos poucos. Compre uma ação na bolsa de valores para ver como é, compre cotas de fundos de investimento mais arriscados… Vá sentindo o mercado para que, depois de um tempo, isso seja um hábito na sua vida financeira. Não adianta mentir! Todo grande investidor aceita correr riscos para ganhar mais! Por que você seria diferente? 😉

5 – Pensar a longo prazo

O brasileiro possui o costume de ser imediatista. Gosta das coisas “para ontem” e, nas finanças pessoais, também é assim. Por isso, os grandes investidores são tão diferentes: um bom investidor sempre pensa na sua vida financeira a longo prazo. E esse é um hábito que você precisa inserir na sua vida!

Ao ter objetivos de curto prazo, você pode até conseguir realizá-los e ter uma vida plena, mas dificilmente vai conseguir planejar um futuro tranquilo. Por esse e outros motivos, é necessário pensar a longo prazo na hora de investir o seu dinheiro. É claro que existem momentos no curto prazo que não podem ser desperdiçados, mas nunca se esqueça de ter a sua reserva para dali a vários anos.

Outro fator importante para pensar a longo prazo é que, nos investimentos, quanto mais tempo o seu dinheiro fica investido, mais rendimento você consegue. Isso acontece porque os juros compostos ficarão trabalhando a seu favor em cima da quantia acumulada. Ou seja, mais dinheiro no final do período e mais tranquilidade no futuro!

6 – Seguir se atualizando

Tudo muda muito rápido. As maneiras de se comunicar, os programas que usamos no computador, os livros usados nas escolas… Por que o mundo das finanças seria diferente? Todos os anos, surgem novos tipos de investimento, novos aplicativos que facilitam a gestão do dinheiro, novas instituições financeiras e assim por diante. Um grande investidor NUNCA fica parado! Ele sempre segue se atualizando.

De nada adianta começar a investir, aplicar alguns valores por mês e não ir atrás de nenhum conhecimento sobre o assunto. O interessante é buscar livros, notícias, vídeos, blogs e outros veículos que podem trazer informações para você nunca deixar de investir bem.

Um bom investidor é aquele que entende o momento que o mercado está passando, tira os benefícios disso e sempre está ligado no que está acontecendo para não “ficar para trás”. Faça o mesmo e você estará um passo mais próximo de uma ótima vida financeira!

 

Gostou de conhecer os 6 hábitos poderosos dos grandes investidores? Você já aplicava algum deles na sua vida? Se tiver qualquer comentário, opinião ou dúvida, é só deixar aqui embaixo nós te respondemos!

Veja também