Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

   Adicionar aos favoritos      RSS                           Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se | Faça seu login | Planos
ARTIGOS

Porque a Bolsa cai?


Por Bastter em quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 - 14:33
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

A bolsa cai, e muito. E como a maioria dos investidores só compra ações, começam a brotar a angustia, a raiva, a depressão, etc. E acima de tudo inicia-se uma tendência a ter raiva de quem diz ou disse que a bolsa ia cair.Mas a bolsa cai. Ela sobe também. Mas ela cai. Cai porque estão vendendo mais do que comprando. Simples assim. E não adianta ter raiva. Se você está comprado e a bolsa caiu, errou. Simples assim, está na contra-mão.

E o que é pior, com a febre do day-trade, os prejuízos são ainda maiores.

Porque a bolsa cai, as pessoas ativam seus stops, só para ver suas ações subirem e ultrapassarem seu preço de compra uma ou duas semanas depois. Aí você compra de novo no topo. E ela cai de novo. Dá STOP e a ação sobe. E isso vai te minando por dentro e você vai ficando louco, além de perder MUITO dinheiro.

Logo os meu conselhos são:

Não faça Day-Trade. Esqueça isso. Compre ações para longo prazo. Monte operação com opções, aplique em outras coisas (imóveis, renda-fixa, etc).

Se voce só compra ações, esqueca o Day Trade. Só pode fazer Day Trade quem opera nas duas pontas. Compra e Venda. Quem só compra deve olhar mais as empresas de forma fundamentalista e comprar para um, dois, três anos. Só assim vai ganhar dinheiro. E, enfire em sua cabeça de uma vez por todas que muitos ganham dinheiro vendendo, e torcem e fazem de tudo para a ação que eles venderam ou a bolsa caia. E não há nada demais nisso, faz parte do jogo.

Se voce realmente quiser fazer Day Trade, o que nao aconselho porque são MUITO poucos que ganham com isso, você precisa de algumas condições:

  • Entender de Gráficos para saber o que ESTÁ acontecendo sempre é bom. Apenas não acredite que eles serão oráculos.. Não misture todos os tipos de gráficos, osciladores e indicadores pois vai terminar com uma enorme bagunça. Faça cursos de análise gráfica. A Enfoque e a CMA realizam cursos de AT. Dê uma olhada na seção de Cursos aqui do site.

  • Leia diversos Jornais todos dias - ANTES DA BOLSA ABRIR. Se informe ao máximo de todas as maneiras possíveis. mas entenda que não é a sua interpretação das notícias que importa e sim a interpretação do mercado.

  • Só faca DT se puder ficar em casa o tempo todo acompanhando. Se for fazer day-trade, não saia da frente do monitor. Se for sair da frente do monitor não faça day-trade.

  • Monte uma estacao de trabalho com Banda Larga e um Programa de gráficos real time.

  • ESTUDE MUITO! Tudo. Livros, artigos, sites na Internet. leia tudo que puder. Veja a seção de Indicação de Livros aqui da página e selecione alguns.

  • Encontre um lugar em que possa vender ou ao menos lancar opções cobertas. Day Trade só na ponta de compra, com todo o respeito você esta sendo feito de otario.

  • Relaxe. Nervoso ou com raiva só vai perder. Aprenda a controlar o medo e a ambição. Day Trade é vidinha. Perca pouco e ganhe um pouco mais. Mas devagar.

  • Analise se vale a pena. Mesmo ganhando dinheiro (o que e raro) o Day Trade pode acabar com a sua vida, sua saude e sua familia.

Com tudo isso já é MUITO dificil ganhar dinheiro no Day Trade. Sem isso é impossível. Logo nao tenha raiva da bolsa, do mercado, dos tubarões, do Pimon ou de qualquer coisa. Mais dificil que analisar gráficos e fazer o que é certo, controlar suas emoções.

Raiva não vai te levar a lugar nenhum. Se voce perdeu na bolsa não é porque alguem esta manipulando, ou por causa dos tubarões. Se perdeu e porque errou.

Acima de tudo: ASSUMA SEUS ERROS: quem não fizer isso, não vai crescer nunca e não vai ganhar nunca. Mas o meu único conselho para a maioria é: "NÃO FAÇA DAY TRADE NUNCA!".

Maurício “Bastter” Hissa é palestrante de educação financeira, mercados e opções, autor dos livros Investindo em opções e Sobreviva na bolsa de valores, além de ter traduzido e adaptado diversos livros sobre mercado e economia. Amante dos esportes, ele pratica ativamente triatlo e corrida de rua. O nome Bastter foi “emprestado” de seu cão Pastor Branco. É autor do site Bastter.com - voltado aos iniciantes no mercado financeiro, com área de aprendizado, fórum de mercado e muito mais.


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 
Perfil
Maurício “Bastter” Hissa é palestrante de educação financeira, mercados e opções, autor dos livros Investindo em opções e Sobreviva na bolsa de valores, além de ter traduzido e adaptado diversos livros sobre mercado e economia. É autor do site Bastter.com, voltado aos iniciantes no mercado financeiro.

Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007-2014 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso.
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.
 
IP-0A9AC736 10.154.199.54- 28/11/2014 04:44:01