Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

   Adicionar aos favoritos      RSS                           Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se | Faça seu login | Planos
ARTIGOS

Os 10 Erros do Investidor em Ações


Por Leandro Martins em segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 11:59
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

Quem começa a operar no mercado de ações costuma cometer certos erros constantemente verificados. Explicados principalmente pela psicologia, esses erros necessitam ser identificados e controlados, para que, após evitá-los, se consiga resultados positivos e constantes.Os principais erros são:

1. Pressa nas operações – muitos investidores aplicam todo o capital em ações e acabam pagando o pedágio do aprendizado, com as perdas iniciais. Existem simuladores que proporcionam experiência ao investidor sem tais perdas iniciais. Em seguida é recomendável um aumento gradual da exposição em ações;

2. Falta de humildade – o operador lê dois livros de análise gráfica e acha que já sabe tudo;

3. Excesso de otimismo – considera que, com toda a certeza, a operação será lucrativa;
4. Falta de disciplina – contagiado pelo excesso de otimismo e vencido pelo fator emocional o investidor não utiliza o stop (parada);
5. Sem metodologia – mudanças constantes na forma de operar e dos indicadores utilizados. O investidor não define um set up;
6. Informações em excesso – o investidor procura ter conhecimento de todos os dados disponíveis, onde os mesmos geram muita confusão.
7. Viés de confirmação – com acesso a muitas informações, o investidor tende apenas reconhecer as informações que estariam de acordo com seu entendimento. Por exemplo, em posse de ação em forte tendência de baixa, e que apresente a ele alto prejuízos. Ao verificar as notícias de tal empresa, ele pode acessar dez notícias ruins, mas ao ler apenas uma relativamente boa, irá vibrar de alegria e acreditar que a empresa irá recuperar-se e que sua análise anterior foi excelente.
8. Compra na alta – atraído pela euforia do mercado a compra é efetuada, quando a análise gráfica poderia alertar que a ação já estaria para entrar em momento de reversão.
9. Vende na baixa – apenas após consecutivas quedas, e contagiado pelo pânico, a venda com grande prejuízo é realizada. Justamente momento de uma reversão para uma alta, já que nesse momento acabaram os vendedores.
10. Excesso de ganância – atraído pela ganância o investidor assumi maiores riscos em operações extremamente alavancadas como no mercado a termo e de opções, onde poderá perder tudo e até mesmo ficar extremamente endividado.
O investidor que queira obter lucros significativos e constantes e apenas pequenos prejuízos
esporádicos, necessita de certo período de aprendizado (através de livros e cursos com professores certificados pelo CNPI), definir sua metodologia, operar de acordo com apenas o que vê no gráfico, e aplicar a máxima da análise técnica, que é, maximizar o lucro e minimizar o prejuízo, localizando sempre, de acordo com a análise gráfica (análise técnica), os melhores pontos de entrada e saída.

Leandro Martins é formado em Economia, com MBA em finanças pela USP e pela FIPE, e Mestrado em Economia pela Universidade de Grenoble. É Especializado em análise de ações, profissional de Investimento certificado pelo CNPI registrado na CVM. Autor do livro "Aprenda a Investir - Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro" 2ª edição. Colunista em diversos portais de investimentos, e de programa na rádio FM de Sâo Paulo como comentarista de ações. Palestrante no Expomoney, professor na Anbima e Apimec. Analista Chefe da Walpires Corretora de Valores.


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 
Perfil
Leandro Martins é formado em Economia, com MBA em finanças pela USP e pela FIPE, e Mestrado em Economia pela Universidade de Grenoble. É Especializado em análise de ações e profissional de Investimento certificado pelo CNPI registrado na CVM. É fundador dos sites: Seu Consultor Financeiro e Análise Técnica Ações. Autor do livro Aprenda a Investir - Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro 2ª edição.

Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007-2014 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso.
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.
 
IP-0A9AC736 10.154.199.54- 18/04/2014 12:39:52