21 de maio de 2012 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, está anunciando neste momento uma série de medidas para estimular a economia do país. As medidas foram divididas em três, sendo que a primeira está voltada para os setores automotivos e bancários, incluindo os bancos privados.
Para o crédito na compra de veículos, a proposta é aumentar o número de parcelas, considerando que o setor representa 20% do Pib industrial e é um dos que mais fazem investimentos. O Brasil se transformou no 3º país da indústria automotiva do mundo. Estamos fazendo isso para tornar o País o primeiro, declarou Mantega.
Com as medidas, o governo espera que a taxa de crescimento, embora menor mantenha o País em desenvolvimento. Estamos enfrentando problemas externos e que estão atingindo diretamente os emergentes como um todo. Se eles não resolverem os problemas da Grécia, o crescimento não atingirá os previsto, mas para o segundo semestre é previsto os 4,5%.
Ainda para o setor automotivo, as medidas serão para a redução do IPI para os carros a álcool, a gasolina e utilitários, validas até 31 de agosto.
Para o setor bancário, o governo determina uma maior facilitação do crédito, aumento para o número de parcelas para os financiamentos, além da facilidade para a entrada na compra de veículos.
Com essas promoções especiais, não haverá demissões na indústria, afirmou Mantega.
O pronunciamento do ministro prossegue.
(Ivonéte Dainese - www.ultimoinstante.com.br)