Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

   Adicionar aos favoritos      RSS                           Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se | Faça seu login | Planos
ARTIGOS

Espanha vai estatizar o quarto maior banco do país


Por Último Instante em quarta-feira, 9 de maio de 2012 - 18:19
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

9 de maio de 2012 - O Governo da Espanha decidiu nesta quarta-feira nacionalizar o Banco Financiero y de Ahorros, e com isso controlará 45% do Bankia - quarta maior entidade financeira do país por ativos - e disponibilizará capital para sanear o grupo, informou nesta quarta-feira o Ministério da Economia.

A pasta dirigida por Luis de Guindos impulsionará os trâmites para transformar em ações o empréstimo de 4,465 bilhões de euros que o país concedeu ao grupo no final de 2008.

Como resultado desta conversão, o Estado, mediante o Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB) será titular indireto de 45% do capital do Bankia, e terá seu controle.

O Ministério da Economia considera que a conversão da ajuda do Estado se faz necessária porque vê improvável, em vista da situação da entidade e de seu grupo que possa devolver em 5 anos o dinheiro recebido.

Portanto, com esta consideração, cabe ao Estado requerer que a ajuda se transforme em uma participação, que neste caso representa a nacionalização do grupo e a tomada do controle do Bankia.

No entanto, isto não significa a intervenção da entidade, reitera a pasta, mas um primeiro passo necessário para garantir a solvência, a tranquilidade dos clientes e dissipar as dúvidas dos mercados sobre as necessidades de capital da entidade.

O Ministério destaca que a partir de agora a nova gerência do Bankia, presidido pelo ex-diretor do BBVA José Ignacio Goirigolzarri, terá que apresentar ao Banco da Espanha seu plano de reestruturação, viabilidade e melhora de gestão corporativa.

O Governo espera que o Bankia, com 10 milhões de clientes e mais de 400 mil acionistas, aproveitará seu potencial para continuar desempenhando um papel primordial no setor bancário espanhol. 

(Redação com EFE - www.,ultimoinstante.com.br)


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 
Fornecido por


Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007-2014 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso.
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.
 
IP-0A9AC736 10.154.199.54- 21/08/2014 16:58:29