Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

   Adicionar aos favoritos      RSS                           Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se | Faça seu login | Planos
ARTIGOS

Caem vendas de automóveis importados em abril


Por Enfoque em segunda-feira, 14 de maio de 2012 - 16:29
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

A quantidade de veículos importados vendidos no Brasil caiu 12,8% em abril, em comparação ao mês anterior. De acordo com balanço mensal divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), em abril foram emplacadas 11.917 unidades enquanto em março foram 13.666.

Na comparação com abril do ano passado, quando foram licenciados 16.573 automóveis importados, o setor também registrou queda nas vendas de -28,1%. A retração também ocorreu no primeiro quadrimestre de 2012, com comercialização de 47.380 unidades contra 52.161 no mesmo período do ano passado, resultando em queda de 9,2%.

De acordo com os dados, o total de carros importados em abril foi 58.000 mil contra 63.777, com uma queda de 8,9%. No quadrimestre houve crescimento de 5% com relação aos quatro primeiros meses de 2011. As taxas incluem automóveis importados pela Abeiva e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

De acordo com o presidente da Abeiva, Flávio Padovan, os resultados estão associados às medidas restritivas impostas pelo governo e à carga tributária, além da alta do dólar e à dificuldade para obtenção de crédito. A entidade tem discutido com o governo para tentar encontrar maneiras de manter a importação de automóveis no país. Segundo Padovan, a Abeiva vem alertando o governo sobre a necessidade de auxilar empresas que estão chegando ao Brasil para que tenham condições para permanecer no país.

"O resultado das empresas está muito difícil e é complicado justificar para as matrizes o que está acontecendo por aqui, mas acredito que o governo vá promover algumas ações para nos dar oxigênio". Segundo Padovan, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, prometeu que até o final do mês terá algum anúncio positivo para o setor.

Com relação aos estoques, Padovan disse ainda que cada empresa tem uma condição e que muitas já resolveram diminuir seus estoques em setembro do ano passado. Ele ressaltou que entre os funcionários das redes de concessionárias de importados o clima é de apreensão, pois todos estão preocupados com a possibilidade de demissões.

"O mercado hoje está em depressão, então existe uma preocupação geral. Os nossos estão mais preocupados do que os outros. Nós precisamos manter a rede viva e os empregos. São 882 concessionários, principalmente para prestar serviço para os nossos clientes, porque essa é a grande obrigação que temos", disse.


(por Gabriel Codas)


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 
Fornecido por


Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007-2014 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso.
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.
 
IP-0A9AC736 10.154.199.54- 02/09/2014 01:20:26