Gráficos com Análise Técnica Grátis!  Agora o Bússola do Investidor tem gráficos Interativos com Cotações em Tempo Real.   Acesse já!

   Adicionar aos favoritos      RSS                           Novo por aqui? Cadastre-se ou faça seu login. 
 
Cadastre-se | Faça seu login | Planos
ARTIGOS

Bovespa: O que esperar para maio?


Por Último Instante em sexta-feira, 4 de maio de 2012 - 20:08
Envie por email  Imprima  RSS Feed RSS

4 de maio de 2012 - Dando sequência às perdas acumuladas nos últimos dois meses, quando o Ibovespa recuou 1,97% e 1,41%, respectivamente, a trajetória de queda deve pautar o desempenho do mercado acionário brasileiro neste quinto mês de 2012, explicou o analista da corretora Futura Investimentos, Alan Oliveira.

O mês de maio deve ser ruim para o índice. As perspectivas não são tão boas para o mercado brasileiro, porque o estrangeiro continua saindo da bolsa, e esse intervencionismo do governo nos juros bancários agravou o pessimismo [do mercado], afirma.

Em abril, o governo reduziu drasticamente os juros cobrados pelos dois grandes bancos públicos: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, forçando as instituições privadas a seguir o mesmo caminho, iniciado por instituições estrangeiras, como HSBC, Santander e Citibank, e acompanhadas em seguida por Bradesco e Itaú, os dois maiores bancos privados brasileiros.

Para o mês, o analista acredita que, dado o mau humor do mercado, o índice deva seguir nos 60 mil pontos, abaixo da pontuação atingida no último mês, quando o Ibovespa oscilou dos 65 aos 61 mil pontos.

Já entre os setores que podem acumular ganhos neste mês, Oliveira não aponta um segmento em específico, contudo explica que as ações de empresas que possuam menos alavancagem podem sair valorizadas, em função do barateamento do crédito proporcionado pela redução nos juros.

Por outro lado, os papéis de grandes bancos, como Itaú e Bradesco, podem apresentar forte valorização, pois as instituições devem diminuir seus spreads [a diferença entre os juros cobrados pelos bancos nos empréstimos a pessoas físicas e jurídicas e as taxas pagas pelos bancos aos investidores que aplicam seu dinheiro na instituição], reduzindo assim sua margem de lucro.

Nesta sexta-feira, as ações do ItauUnibanco (ITUB4) caíram 1,64%, enquanto os papéis do Bradesco recuaram 1,13%.

(Rosangela Sousa - www.ultimoinstante.com.br)


Este relatório ou artigo não representa necessariamente a opinião do site, tem como único propósito fornecer informações e no constitui ou deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O Bússola do Investidor nem o autor do artigo no declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Este artigo se baseia em informações públicas sobre cujas veracidade e qualidade não temos responsabilidade.
 
Fornecido por


Mais Lidas
Enquete
 
  
Mercados  |  Empresas  |  Corretoras  |  Calculadora de IR  |  Fórum  |  Central de Ajuda  |  Contato
Siga-nos:     


Copyright © 2007-2014 Bússola do Investidor.
Ao utilizar o site, você concorda com os Termos de Uso.
Cotações Bovespa com 15 minutos de atraso. Clique aqui para ver cotações em tempo real em todo o site.
Todas as opiniões aqui exibidas são de responsabilidade de seus próprios autores e poderão ser retiradas a qualquer momento sem aviso prévio.
Apesar de todo o cuidado na coleta dos dados apresentados, não nos responsabilizamos pela exatidão das informações contidas neste site.
 
IP-0A9AC736 10.154.199.54- 23/10/2014 16:33:41